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Cursos certificados pelo MEC
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Carga horária: 1600h
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Conclusão: até 24 meses

Sobre o curso

O curso Tecnólogo em Gestão Comercial é uma formação de nível superior que visa capacitar profissionais para atuarem na área de vendas e gestão de negócios. Durante o curso, os alunos adquirem habilidades em planejamento, execução e controle de estratégias comerciais, incluindo gestão de equipes de vendas, análise de mercado, marketing, negociação e atendimento ao cliente. 

Essa formação prepara os estudantes para desempenharem papéis-chave no setor comercial de empresas de diversos segmentos, ajudando a impulsionar as vendas e o crescimento dos negócios. Além disso, o curso aborda aspectos de ética, inovação e tecnologia, refletindo as demandas atuais do mercado. 

Os graduados em Gestão Comercial têm oportunidades em áreas como varejo, atacado, e-commerce, representação comercial, entre outros, desempenhando um papel fundamental na estratégia de negócios e no relacionamento com os clientes.

Público-Alvo

O curso Tecnólogo em Gestão Comercial atrai um público-alvo diversificado, composto por indivíduos interessados em desenvolver habilidades e conhecimentos relacionados à gestão de vendas e negócios. Este curso é ideal para estudantes que desejam seguir carreiras nas áreas de vendas, marketing, varejo e gestão comercial. Além disso, profissionais que já atuam no setor comercial e buscam aprimorar suas competências e avançar em suas carreiras encontram no curso uma oportunidade de especialização. 

A formação é igualmente relevante para empreendedores e empresários que desejam aprimorar a eficácia de suas operações de vendas. Dada a importância das estratégias comerciais em praticamente todos os setores, o público-alvo abrange desde recém-graduados até profissionais experientes que buscam uma formação orientada para a prática e focada na maximização dos resultados de vendas e negócios.

Material Didático

A instituição disponibiliza o seu material didático através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O material consiste em vídeos, PDFs, e-books e trilhas de aprendizagem desenvolvidos por especialistas nos conteúdos, apresentando-os de forma prática e inovadora. Nossos conteúdos são responsivos e atualizados semestralmente.

Metodologia

Aulas 100% on-line. Você controla o ritmo de estudos e a velocidade do seu curso.


Inicio imediato
100% on-line
Autorizado pelo Mec
Estude onde e quando quiser
Certificado igual ao PRESENCIAL
Conteúdo atualizado e material didático completo
Videoaulas e Livro Digital em PDF
Conclusão em 18 a 24 meses
Por apenas 24x de:
R$262,22
+ R$ 200,00 de matrícula

Programa do curso

  • EMPREENDEDORISMO

    Definições de empreendedorismo: empreendedor (dono do próprio negócio) e intraempreendedor (construindo a sua carreira como funcionário). Características e perfil do empreendedor. Roteiro para abertura de uma empresa (empreendedor individual, micro e pequenas empresas, empresas de grande porte). Construção do plano de negócio. Fontes de financiamento.
  • ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

    Constituição das empresas. Organogramas. Recursos humanos. Processos empresariais. Produtos de uma empresa. Marketing e vendas. Finanças empresariais. Contabilidade empresarial. Compras empresariais. Comunicação empresarial. Informatização empresarial. Teorias da administração aplicadas. Globalização. Qualidade. Normas e certificações internacionais. Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.
  • GESTÃO DE EQUIPES

    Fundamentos de uma empresa. Gestão de mudanças: condições e habilidades necessárias. Teorias da liderança: traços e comportamental. Teorias situacionais. Motivação. Comunicação.
  • PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

    A importância da comunicação escrita na organização. E-mails profissionais. Abreviações e Pronomes de tratamento. Como redigir ofícios, circulares e memorandos. Regras gerais para comunicações corporativas e oficiais. Documentos técnicos e científicos.
  • GESTÃO COMERCIAL

    Panorama conceitual do comércio nas organizações. Marketing e comunicação. Setores integrados. Planejamento de vendas e políticas comerciais. Gestão de pessoas no setor comercial. Administração de força de vendas. Comportamento organizacional. Liderança. Comportamento do consumidor. Estratégia no ambiente interno. Indicadores de desempenho. Gestão de cadeia de Suprimentos. Definição e tipos de promoção. Instrumentos e ferramentas de avaliação de desempenho comercial.
  • DIREITO INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR

    Globalização econômica. Direito internacional costumeiro. Sujeitos e atores do direito internacional. Sistema internacional de direitos humanos. Direito internacional público. Sujeitos do direito internacional público. Relações diplomáticas e consulares. Responsabilidade internacional dos estados. Direito internacional privado. Estatuto do estrangeiro e ordenamento jurídico. Fundamentos processuais civis internacionais. Teoria do comércio internacional. Sistemas multi e bilaterais de comércio exterior. Agências internacionais. Instituições intervenientes. Fundamentos do direito aduaneiro.
  • GESTÃO OPERACIONAL DE LOJA

    Técnicas de guarda e preservação de matérias-primas, componentes e embalagens. Apoio logístico. Atividades típicas de recebimento e expedição de materiais. Inspeção, conferência, preservação e distribuição de material, sucesso do negócio. Conceito e fundamentos da Gestão de Vendas. Papel estratégico e planejamento da área de vendas. Previsão de vendas. Organização e operacionalização da equipe. Determinação das cotas de vendas. Demanda e potencial de mercado. Administração da força de vendas. Importância da comunicação, questões sociais, legais e éticas sobre vendas.
  • ORÇAMENTO EMPRESARIAL E FLUXO DE CAIXA

    Conceito de Orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas: Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado.
  • NEGOCIAÇÃO COMERCIAL E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS

    Como diagnosticar problemas. Transformar as informações e dados coletados em instrumentos para tomada de decisões. Metodologias para resolução de tomadas de decisões. Estilos de negociação de conflitos. Negociação como processo. Técnicas de negociação através
    da simulação e do estudo de casos. Estudo e compreensão das Técnicas de Negociação, da política de gestão comercial das empresas. Princípios e conceitos básicos do Sistema de Informação mercadológica. Conceitos básicos sobre E‐commerce e e‐Business. Terminologia específica de informação voltada ao varejo eletrônico. O comércio eletrônico. O mercado virtual. O impacto da internet sobre as estratégias de negócio.
  • TÉCNICAS DE ATENDIMENTO E TELEATENDIMENTO AO CLIENTE

    Conceitos de teleatendimento. Televendas e telemarketing. Telemarketing ativo e passivo. Perfil do profissional de atendimento presencial. Perfil do profissional de teleatendimento. Técnicas de atendimento ao cliente. Programação neurolinguística na resolução de conflitos. Técnicas de negociação. Linguagem verbal e não-verbal no atendimento. Ambiência e funcionalidade de um call-center. Equipamentos e dispositivos de teleatendimento – aspectos ergonômicos. Legislação do trabalho em call-center. Sistemas de CRM. URA – Unidade de Resposta Audível. Inteligência artificial aplicada ao teleatendimento (chat bots emsites, mensagens instantâneas e redes sociais). Oportunidades de negócio em teleatendimento. Teleatendimento virtual versus humano – tendências.
  • DIREITO DO CONSUMIDOR

    Noções gerais de direito do consumidor. O direito do consumidor no Brasil e sua evolução. Características do Código de Defesa do Consumidor. Partes e objeto da relação de consumo. O papel da globalização na relação consumerista. A relação de consumo. Elementos da relação jurídica de consumo. Princípios básicos da relação de consumo. Direitos básicos do consumidor. A responsabilidade no Código de Defesa do Consumidor. A proteção contratual. A função social do contrato. Do contrato de adesão. Da garantia e dos prazos contratuais. Sobre o direito de arrependimento. Das práticas abusivas. Da responsabilidade do fornecedor. Banco de dados e cadastro de inadimplentes no CDC. Alguns casos práticos de abuso de direito consumerista.
  • ECONOMIA E MERCADO GLOBAL

    Comportamento econômico. Estudos econômicos em micro e macroeconomia. Funcionamento do sistema econômico. Competitividade empresarial. Comportamento do produtor e do consumidor. Interação da oferta e da demanda nos mercados. Componentes do
    PIB e contas nacionais. Políticas macroeconômicas fiscais e monetárias. Setor real e fluxo monetário da economia internacional.
  • ESCRITA FISCAL E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

    Princípios tributários. Organização tributária no Brasil. Regimes de tributação optativos das empresas. CTN - Código Tributário Nacional. Impostos municipais. Impostos estaduais. Impostos federais. NF-e (nota fiscal eletrônica). CT-e (conhecimento de transporte eletrônico). Apuração e contabilização do ICMS. Escrituração de livros contábeis e fiscais. Obrigações tributárias. Política fiscal. Processo administrativo fiscal. Parcelamento de débitos tributários.
  • ÉTICA E CIDADANIA

    Conceituação de ética e de cidadania em seus diferentes aspectos. Implicações culturais associadas à cidadania e ética. Diferenciação entre ética e moral. Exigências individuais e sociais da cidadania. Panorama nacional e regional da realidade sobre a questão dos direitos
    humanos. Análise dos principais problemas relacionados à ética, cidadania e direitos humanos no campo social, político, econômico e cultural. O respeito à diferença, à questão de raça e etnia. Ética, direitos humanos e violência. Ética, política e cidadania. Dilemas do mundo político contemporâneo. Ética e sociedade globalizada. Ética e cidadania na sociedade tecnológica. Ética, cidadania e trabalho: problemas atuais da profissão (aspectos éticos, de mercado e futuro da profissão). Código de ética do profissional da área.
  • FUNDAMENTOS DE MARKETING

    Conceitos básicos da administração e sua evolução, da organização de empresa e dos diversos tipos de organização. Fundamentos da administração: planejamento, organização, direção e controle. Ambiente das empresas. Missão e visão da empresa e seus objetivos e metas. Conhecimentos necessários sobre planejamento estratégico. Princípios e o sistema de marketing. Macro e microambiente de marketing. Gestão de marketing nas organizações e o marketing mix para produtos e serviços. Aspectos estratégicos de marketing e sua aplicação a realidade brasileira. Sistema do comércio e o ambiente de marketing. Planejamento, implementação e acompanhamento de ações de marketing. Conceitos de marketing. Sistemas de marketing. Segmentação e tipos de mercado. Composto de marketing e mix de produto. Ambientes do marketing.
  • ESTRATÉGIAS DE MARKETING

    Decisões de Produtos. Conceitos de produto. Desenvolvimento e Gerenciamento de produtos. Marketing de Serviços e de organizações sem fins lucrativos. Decisões de distribuição. canais
    de marketing. Gestão da cadeia de suprimentos. Varejo. Estratégias de promoção edecomunicações. Comunicação. Integrada de Marketing. Publicidade e Relações Públicas. Promoção de Vendas e Venda pessoal. Decisões de Preço, conceito de precificação e decisãodo preço correto.
  • FORMAÇÃO DE PREÇOS

    Conceito de preço. Composição do preço. Gastos, despesas e custos. Receita e lucro. Aspectos tributários. Impostos municipais. Impostos estaduais. Impostos federais. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Margem de segurança. Margem de lucro. Markup. Ciclo de vida do produto. Definindo o método de formação de preço. Adequando o preço.
  • GESTÃO DE RISCOS EM INVESTIMENTOS

    A gestão de riscos em instituições financeiras. O processo de identificação de riscos. Tipos de riscos. As análises qualitativa e quantitativa dos riscos. O plano de respostas ao risco. A monitoração e o controle do risco. Estatísticas e análise de riscos. Análise de casos práticos.
  • GESTÃO DE SUPRIMENTOS, LOGISTICA E TRANSPORTE

    Introdução à logística empresarial. Evolução do conceito de logística. Logística e vantagem competitiva. Análise do segmento de atuação empresarial. Elementos primários da gestão d suprimentos. Relações da logística com outras áreas da empresa. Segmentos e atividades da gestão de suprimentos. Objetivos primários da gestão de suprimentos. Classificação, codificação e padronização de materiais. Padronização e redução de variedade. Materiais, mercadorias, bens e cargas. Unitização de cargas. Gestão e controle de suprimentos. Políticas de controle de estoques. Custo de estoques e o lote econômico de compras. Função compras.
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Pedagógico

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Financeiro

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